segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ONG VOCÊ CONSEGUE PROMOVE MAIS UM DESAFIO CICLÍSTICO

Depois de pedalar por mais de 300 quilômetros no mês de julho, ao visitar mais de seis cidades do PR e SP, Josefa Schimit e voluntários promovem desafio ciclístico em Imbituva, para divulgar a necessidade de novos doadores de medula óssea.

Josefa Schimit, Presidente da ONG Você Consegue, durante o desafio anterior, realizado em julho.
Nesta terça-feira, 18, às 13h, a ONG VOCÊ CONSEGUE, de Ponta Grossa, chega à Imbituva, na região Centro Sul do Estado, de bicicleta e une sua voz à Campanha “Doe vida, doe medula - juntos com o Emanuel e com o Gabryel” que vem sendo realizada na cidade para incentivar a doação de medula óssea. Iniciada em maio de 2014, com o objetivo de encontrar doadores para os dois jovens residentes na cidade, a campanha continua auxiliando outros pacientes que ainda continuam suas buscas e alerta sobre a facilidade em se tornar doador de medula, do mesmo modo que a ONG VOCÊ CONSEGUE tem feito desde sua fundação, em Ponta Grossa, em 2008.
A campanha imbituvense pelos dois jovens foi tão bem sucedida que acabou motivando o bloqueio de novos cadastros nos Hemocentros da região durante um certo período. A restrição para novos cadastros existe no Brasil desde 2012, motivada pela Portaria nº 844/2012 do Ministério da Saúde, que vem sendo contestada em diversas localidades e Estados do país.
Embora o Brasil seja o terceiro maior cadastro mundial de doares de medula óssea, ainda há muitos pacientes que morrem por falta de doadores compatíveis e requer-se, urgente, uma maior divulgação para ampliar ainda mais a variedade genética, com inclusão de mais negros, índios e descendentes de asiáticos, dentre outros. É também comum encontrar-se doadores nos cadastros do REDOME, contudo, os dados não atualizados impedem a localização dos mesmos, bem como, muitos pacientes, mesmo encontrando doadores, morrem na fila de espera para realização do transplante, por falta de estrutura suficiente para atender todos os doentes do país.
Ao criar as restrições em número de cadastros de doadores para cada Estado, o Governo Federal havia prometido o direcionamento das verbas economizadas para o melhor aparelhamento dos atuais centros de transplante e criação de novos, o que não foi feito até o momento.

Caminhada/pedalada pela vida acontece nesta terça-feira, a partir das 13h, em Imbituva
Com este novo desafio ciclístico, no qual a população da região pode participar a pé, de carro ou bicicleta, a ONG VOCÊ CONSEGUE pretende, mais uma vez, chamar a atenção ao tema. Quem quiser participar e demonstrar seu apoio pode acompanhar o roteiro que começa às 13h em frente ao Pavilhão de Malhas de Imbituva e segue até o Colégio Estadual Santo Antonio, onde o paciente Gabryel estuda.
Alunos que fazem parte do projeto em Imbituva, iniciado no Colégio estadual Alcides Munhoz por conta do então paciente Emanuel, carregarão banners e distribuirão folders durante o percurso. Tanto Emanuel quanto Gabryel localizaram doadores compatíveis. Emanuel já realizou o transplante e teve alta; Gabryel aguarda a realização do procedimento.


Desde a criação da campanha, através da qual, alunos da Rede Pública incentivam que alguém de suas famílias se torne doador, os imbituvenses já estiveram em Hemocentros de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e Curitiba, pois a cidade não possui Hemocentro próprio.
A Presidente da ONG VOCÊ CONSEGUE sairá de Ponta Grossa de bicicleta por volta das 8h da manhã, para participar pessoalmente da pedalada em Imbituva. Para saber mais sobre doação de medula óssea e as ações apoiadas e promovidas pela ONG VOCÊ CONSEGUE, acesse www.facebook.com/ongvoceconsegue ou www.ongvoceconsegue.wix.com/site.

SERVIÇO:
2º DESAFIO CICLÍSTICO POR MAIS DOADORES DE MEDULA ÓSSEA
Dia 18 de agosto
A partir das 13h, com saída do Pavilhão de Malhas de Imbituva
Agendamento de visitas, palestras e entrevistas com os voluntários poderão ser realizadas pelo fone (42) 9934-7881 ou (42) 9837-1867
Postar um comentário