quarta-feira, 22 de julho de 2015

Desafio Ciclístico da ONG Você Consegue movimenta os Campos Gerais em prol de doadores de medula óssea

A Presidente Josefa Schimit, da ONG Você Consegue, iniciou ontem, 21, percurso com mais de 300 quilômetros de bicicleta, para encontrar autoridades e formadores de opinião e discutir a regulamentação atual que dispõe sobre o cadastramento de doadores de medula. A ONG junta sua voz às dezenas de entidades que questionam a aplicação da Portaria nº 844/2012 do Ministério da Saúde, que restringe o cadastramento de novos doadores conforme a região do país.



Desde ontem, terça-feira, 21 de julho, acontece mais um embate para a ONG VOCÊ CONSEGUE. Com atividades iniciadas em 2006, na cidade de Ponta Grossa, e formalizada a partir de 2008, a entidade já promoveu no Paraná centenas de palestras esclarecedoras sobre como se tornar doador de medula óssea. Todas sempre em caráter gratuito. E desde 2012, vem questionando a aplicação da Portaria nº 844/2012 do Ministério da Saúde, que limitou o número de novos cadastros por Estado, impedindo em muitas regiões, as campanhas de cadastramento e busca de doadores de forma objetiva. Recentemente, a aplicação da referida regulamentação restou suspensa em Goiás, em ação judicial promovida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) daquele Estado, dando novo fôlego à discussão que motiva um sem número de outras ações judiciais e extrajudiciais, em diferentes partes do país.
Desconhecida de boa parte da população saudável brasileira, a Portaria e seus desdobramentos vêm sendo discutidos nos hemocentros, hospitais e por entidades envolvidas diretamente no trato de pacientes com doenças hematológicas, que podem ser salvos pela doação da medula óssea correta, já que a probabilidade de se encontrar um doador compatível, conforme o caso, pode ser uma em cem mil.
Com o desafio ciclístico e visitas em, pelo menos, quatro cidades dos Campos Gerais – Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva – a ONG VOCÊ CONSEGUE se propõe a explicar mais sobre o tema e a colher apoio de outras entidades beneficentes e filantrópicas, mesmo que não relacionadas diretamente ao tratamento de pacientes de câncer. 
Os interessados podem acompanhar o percurso na Fan Page do Facebook www.facebook.com/ongvoceconsegue ou agendar o encontro de seus associados, parceiros e voluntários com a ONG pelo telefone (42) 9837-186, com a voluntária Angélica Franco

Recepção nas cidades




No dia 21 de abril, Josefa saiu às 7h da manhã, de Ponta Grossa, a partir da PR 151, com destino a Castro. A saída foi acompanhada pelo canal de TV RPC. Na cidade castrense, foi recepcionada por voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotary Club, AMA - Amizade Animal e pelo Vereador Joel Elias Fadel, além de populares. Ela concedeu entrevista a Zé Da Cuia, da  Rádio Castro, durante o noticiário da hora do almoço.
Na seqüência, Josefa chegou à Piraí do Sul, onde recebeu pernoite da casa de Silvia Dal Col, que perdeu o filho vítima de leucemia, por falta de doador compatível. As visitas oficiais aconteceram hoje, 22, com café da manhã com Prefeito Tim Milleo, o Secretário de Indústria e Comércio Izidro Guedes, outros secretários e autoridades da cidade. Ao meio-dia, foi a vez de visitar e fazer entrevista na Rádio Brotas.
A próxima parada é Jaguariaíva, mas ainda não estão descartadas outras visitas pela região.
O trajeto final depende da participação da população, que pode adquirir camisetas da ONG para financiar esta e outras atividades – cada camiseta, durante o desafio ciclístico, custará R$ 30 com a logomarca ‘VOCÊ CONSEGUE’. Outras doações, como alimentação e hospedagem, também são esperadas, considerando que o grupo voluntário viaja sem recursos próprios.
Além da Fan Page citada, o público pode conhecer mais sobre o trabalho em www.ongvoceconsegue.wix.com/site e solicitar informações pelo e-mail ongvoceconsegue@gmail.com.



Postar um comentário