quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ONG de Ponta Grossa cria petição para derrubar portaria que limita o número de doadores de medula óssea

A ONG Você Consegue, com sede em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, trabalha há vários anos na divulgação do cadastramento para novos doadores de medula óssea, e criou essa semana no site AVAAZ petição para derrubar a Portaria nº 844/2012 do Ministério da Saúde, que limita o número de cadastros anuais por estado. 
O objetivo é chamar a atenção da maioria da população que desconhece a limitação, que prejudica pacientes na fila de espera por transplante de medula, principalmente aqueles em busca de doações a partir de não aparentados. 
Entre 60% e 70% das pessoas que requerem transplante de medula óssea para sobreviver não são compatíveis com os próprios parentes, o que requer buscas em Bancos de Doadores Cadastrados. Em alguns casos, dependendo da Tipagem Genética, é possível achar um doador não familiar compatível um em 10 mil, mas em alguns casos isso pode aumentar de um para um milhão. 
Nesse sentido, a Portaria, ao limitar o número máximo de cadastros anuais, pode prejudicar consideravelmente a busca de doadores e o salvamento de vidas, ao mesmo tempo que impede a realização de grandes campanhas de conscientização e cadastramento. 
Interessados em abraçar a causa podem acessar o site AVAAZ.ORG e assinar a petição no seguinte link: 
Ao alcançar três milhões de assinaturas, o próprio site – que defende causas do mundo todo – enviará à Presidente Dilma, carta da ONG explicando as razões pelas quais entende que a Portaria tem caráter inconstitucional. 
Aqueles que assinarem, podem compartilhar a petição por e-mail e em várias Redes Sociais, como Facebook e Twitter. 
A urgência na divulgação também se deve ao fato de sensibilizar candidatos nesta reta final das Campanhas Eleitorais.
Postar um comentário