sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sobre concursos de Miss


Eu com a Miss PR Universo 2007, Vivian Noronha Cia
Acompanho concursos de beleza desde 2007, o quê, para a maioria dos “amantes” do “Mundo Miss” é um tempo curtíssimo.
Foi neste ano que a bela Natália Guimarães, que representava o Brasil, perdeu a coroa para a japonesa Riyo Mori, no concurso Miss Universo realizado na Cidade do México. Natália continua na mídia e na TV, já da japonesa nunca mais ouvi falar.
Por conta do meu ‘engajamento’ – com divulgação nas minhas colunas e canais on line, muitas pessoas sempre me perguntam sobre os concursos e, afinal, qual seria o “Miss Oficial”.
Sem querer desmerecer ninguém, a pergunta é mesmo complexa. À medida que o mundo cresce, surgem diferentes tipos de concurso de beleza – todo mundo se lembra da década de 90, quando o bacana mesmo era participar de concursos para ser capa de revista ou com alguma agência de modelo, coisa que nada tinha a ver com Miss ‘de verdade’.
Independentemente de onde e qual objetivo do concurso, sendo concurso para MISS terá sempre as seguintes regras:
- a candidata DEVE ser solteira (não ser casada no papel e nem ter convívio marital);
- não deve ter tido e nem estar no aguardo de filhos;
- nos concursos adultos (que não levam o segundo nome de “Teen” ou “Teenager”) deverá ser maior de 18 anos;
- geralmente, a altura mínima, embora tenha diminuído nos anos recentes, deve ser superior a 1,67m de altura – mas é FATO que candidatas com altura superior a 1,74 m costumam ficar melhor classificadas;
- é de praxe – mas nem sempre se aplica – que a candidata resida há, pelo menos, seis meses, na cidade e /ou Estado que representa.

Concurso Miss Castro Universo 2010, realizado em out/2009.
O mais conhecido: Miss Universo
O Miss Universo é, sem dúvida, o concurso mais conhecido no Braisl. Foi um Miss Universo que deixou Martha Rocha em 2º lugar, em 1954 (reza a lenda que por conta de polegadas a mais nos quadris, mas os especialistas juram que é apenas lenda, mesmo). Foi essa versão que a Grazi Massafera, antes de ser famosa, ganhou o título estadual no Paraná, em 2004. Detalhe: embora morasse em Jacarezinho, ela representava Barra do Jacaré (Jacarezinho, sua terra natal, já tinha sua candidata) e era a segunda vez que participava da edição estadual. E, sim, é comum que as candidatas retornem mais de uma vez ao mesmo concurso, ainda mais hoje, quando a grande maioria tem muita experiência nas passarelas – e quanto mais experiência, melhor, também em relação aos bastidores, já que os grandes concursos duram vários dias e as candidatas são avaliadas permanentemente.
Neste ano de 2014, teremos a 64ª edição deste concurso (Miss Universo).
Fui jurada no Miss Curitinba Universo 2009
No Paraná, a empresa apta atualmente a fazer o concurso MISS PARANÁ – UNIVERSO é a BMW Eventos, com sede em Maringá. A BMW Eventos promove o concurso MISS PARANÁ desde 2004, e neste ano de 2014, para comemorar seus 10 anos frente à franquia, premiará a vencedora com um carro 0 Km. A final do concurso acontece em 24 de maio, com desfile também na cidade de Maringá.
Atualmente, o MISS BRASIL UNIVERSO é realizado pela Enter Entertainment Experience transmitido pela Rede Bandeirantes (a Enter é uma empresa do grupo BAND). A vencedora representa o BRASIL no tradicional concurso MISS UNIVERSO, com sede mundial nos EUA. Donald J. Trump e a rede NBCUniversal são os sócios majoritários atuais do Miss Universo.
Recomendo, para melhor saber a história do concurso, e sobre suas fortes raízes no Brasil, http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss_Brasil .
Tradicionalmente, os segundos e terceiros lugares do concurso no Brasil representam o país em outros concursos internacionais, de menor porte, como Miss Beleza Internacional e Miss Continente Americano – a Grazi ficou em 3º lugar no Miss Brasil e representou o país no Miss Beleza Internacional logo em seguida, mas não ficou entre as primeiras colocadas.

Concursos com causa
Coroação Miss Terra Belezas do Sul 2013
Em 2010, tive meu primeiro contato com o concurso MISS TERRA BRASIL, que elege a representante para o Miss Earth (http://www.missearth.tv/). Foi nessa ocasião, que minha conterrânea Valquíria Cantele representou o Canyon Guartelá na disputa, que é marcada pelo engajamento em relação ao meio ambiente. Cada candidata, deve, obrigatoriamente, apresentar um projeto que envolva a preservação ou recuperação do meio ambiente que representa. As atividades pré desfile final envolvem, necessariamente, ações pró meio ambiente, como plantio de árvores.
O concurso Miss Terra começou no Brasil em 2001  e era chamado de Beleza Brasil (mais da história em http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss_Terra_Brasil) .
Tradicionalmente, apresentam-se até quatro concorrentes por Estado (Miss Terra, Água, Fogo e Ar) que representam nichos ecológicos e não, necessariamente, uma cidade.
Como o concurso nacional também elege as Misses Água, Fogo e Ar, estas também são encaminhadas a outros concursos internacionais, por isso, o inglês fluente é um pré requisito para as candidatas.
No Brasil, a Look Top Beauty (http://www.looktopbeauty.com/), de Minas Gerais, é a empresa detentora dos direitos de realização do concurso nacional MISS TERRA. É a Look que determina os franqueados estaduais.
Para os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também São Paulo, a franqueada para realização das edições estaduais – ou indicações de candidatas – é a Organização Beleza Nacional, que tem sede em Curitiba e direção do empresário, ator e diretor teatral e também coreógrafo George Sada, que atua em concursos de beleza desde 1983.
A Organização Beleza Nacional é também a atual franqueada do concurso Miss Progress Brazil, concurso ligado ao Miss Progress International (www.missprogressinternational.com/) que é muitíssimo recente: em 2014, acontece sua 2ª edição. O concurso internacional tem sede na Itália e é promovido pela empresa Associazione Culturale In Progress. Tem como objetivo principal apresentar as candidatas como Embaixadoras do Progresso, engajadas em tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Por isso, é coroada vencedora aquela que apresenta o melhor projeto Sócio-humanitário. Este ano, as 20 candidatas de todo o mundo criaram seus projetos de acordo com três temas: saúde, meio ambiente e direitos humanos. Ao Brasil, coube o tema saúde por sorteio e Jorreni Marcon, natural de Castro/PR, é a representante do país na edição que acontece de 9 a 18 de maio na região de Puglia, na Itália.
Ensaio fotográfico com as Misses do Sul em Curitiba (agosto/2013)
A OBN deve realizar uma edição nacional do MISS PROGRESS, já prevendo as representantes para o ano de 2015, em dezembro de 2014. Já para as versões estaduais do MISS TERRA, a data do concurso está agendada para 2 de agosto, em Curitiba. Acompanhe pelo Facebook https://www.facebook.com/missprogressbrazil e https://www.facebook.com/missterraparana.

Outros concursos conhecidos
Reunião de Misses no Salão das Noivas em Curitiba, 2010
O Miss Mundo https://www.facebook.com/MissWorld tem a marca de 1,4 milhão de Curtidas no Facebook – e consequentemente, temos no Brasil um Miss Mundo Brasil (ou Miss Brazil World - http://missmundobrasil.com.br/). Sancler Frentz é a atual Miss Mundo Brasil e Américas e a edição 2014 acontece em 9 de agosto no Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento é uma promoção da empresa  MMB que tem como diretor  Henrique Fontese é a atual  licenciada da Miss World Organization no Brasil desde 2006.
Existe também o Miss Globe International (www.missglobeinternational.com), que este ano está em sua 89ª edição (portanto, mais antigo que o Miss Universo!) e acontece em junho no Azerbaijão e elege anualmente por aqui a Miss Brasil Globo.  A representante do Brasil para esta edição do Miss Globe  é a amazonense Sheislane Hayalla, eleita em maio do ano passado. A empresa responsável pela eleição da representante brasileira e cadastro dos estados é a Danilo D’Ávila Promoções, com sede em Curitiba e a edição nacional acontece anualmente em Brasília.
E existe também  o Miss Supranational, mais recente (começou em 2009, na Polônia) (https://www.facebook.com/MissSupranational). A primeira eleição efetiva de uma Miss Brasil Supranational aconteceu ontem, 1º de maio, em São Paulo (veja mais em http://www.missbrasilsupranational.com.br/), sob coordenação de Luiz Roberto Kauffmann, da empresa Miss Brasil Model. Raquel Benetti, que detinha o título por indicação, passou a faixa para a eleita Milla Vieira, representante da Bahia.
Se formos especular bem, existe mais uma outra infinidade de concursos... E, claro, como costumo dizer, é impossível evitar eventuais concursos “paralelos” ou de menor porte. Existem também as versões Mini, pré Teen, Teen ou Teenager em vários deles... e realmente, é impossível listar todos.
Uma recomendação que sempre faço é que ao fazer sua inscrição em um concurso municipal ou estadual, verifique junto a qual empresa a promotora do evento está cadastrada e se existem desdobramentos para as candidatas que chegam às principais estâncias, como viagens internacionais para representar o Brasil em outras competições, premiação ou contrato de exclusividade/ modelagem. Procure também checar a divulgação do concurso – com o Google, é facílimo ver se o evento gera uma boa mídia em diferentes sites e portais especializados.
Espero ter ajudado e esclarecido algumas das principais dúvidas... claro, não sou necessariamente uma especialista, apenas apaixonada pelo tema.
Caso tenha comentários adicionais ou verifique que algum dos itens requer informação complementar, fique à vontade para me escrever e comentar aqui no Blog.
Beijo grande e à disposição!

Um pouco do meu trabalho acompanhando concursos de beleza pode ser visto no Blog
http://misscastrouniverso.blogspot.com.br/ que mantenho desde 2009.

Postar um comentário