terça-feira, 18 de março de 2014

Castro despede-se de Carlito Kugler

Hoje Castro amanheceu mais triste. Faleceu na noite de ontem, 17 de março, Carlos Ernesto Kugler, "Seu" Carlito Kugler. Ele completaria 81 anos em setembro.
Pessoa emblemática da cultura castrense, ficou internacionalmente conhecido pelo seu irretocável talento fotográfico e esteve durante muitos anos à frente da Kugler Artes Gráficas, fundada por seu avô e empresa atuante na cidade por mais de 115 anos.
Em 2012, uma grande exposição fotográfica marcou os 308 anos da cidade de Castro, com  fotos de seu acervo, no qual também havia máquinas e jornais de muitas gerações. A mostra contou na ocasião com 63 imagens do período de 1876 a 1969, de uma coleção na qual havia mais de 200 imagens de diversas famílias castrenses, conservadas por ele.
Alvo de diversas homenagens, recebeu dentre elas, o título de Guerreiro do Comércio, do Sistema Fecomércio, em 2007 e também o título de Cidadão Benemérito de Castro, dentre outros.

Sobre Carlito
Carlito nasceu em Castro em 20 de setembro de 1933. Filho de Otto Kugler e Lydia Marx Kugler, era casado com Terezinha Kugler com quem teve dois filhos: Lucia Kugler Zan e Carlos Antonio Kugler. 
Deixa também netos e bisnetos.
Estudou no Colégio Diocesano de Santa Cruz, do curso primário até o científico. Como soldado, no 6º GADº, atuou como topógrafo. Trabalhou também como técnico no Cine Plaza, gratuitamente, toda noite na cabine de projeção. Em 1964, assumiu a grande responsabilidade de levar em frente o empreendimento do avô, a Tipografia Kugler, posteriormente conhecida como Kugler Artes Gráficas. Seu acervo fotográfico pessoal, com mais de 80 mil imagens, é o testemunho histórico de sua grande importância para o município e região dos Campos Gerais.
Era associado da Yapó Arte - Associação dos Artistas Plásticos de Castro desde sua fundação.

Aos familiares, em nome de toda a Família Guedes, nossos profundos sentimentos de pesar por este momento de despedida.

O velório acontece na Funerária Ávila, em Castro.
O funeral acontece hoje, 18 de março, às 16h, no Cemitério Frei Mathias, em Castro.



Alugmas palavras a mais...
Minha infância e adolescência em Castro foram marcadas pelo trabalho de dois grandes fotógrafos: Iran Christóforo, que registrava todas as festas escolares e datas comemorativas, como o 7 de setembro e 'Seu' Carlito Kugler, cujas famosas fotos enfeitavam a tradicional  'folhinha' (calendário) distribuída pela Kugler Artes Gráficas. Não raro as pessoas recortavam as fotos dos calendários anteriores e emolduravam, tão lindas eram as imagens produzidas por ele.
Quando da minha primeira exposição fotográfica, em maio de 2006, fiquei muito nervosa com a presença de 'Seu' Carlito, pois parte das fotos apresentavam bolhas por terem sido emolduradas em processo inadequado. Ele nem ligou para as 'bolhas' e me deu grandes palavras de incentivo.
Em 2012, tive a responsabilidade de registrar o casamento de sua neta Monika - uma responsabilidade ainda maior de produzir boas fotos para a neta de um fotógrafo tão gabaritado.
Minha vida é permeada destas e muitas outras memórias relacionadas a este homem boa praça, de presença marcante e talento ímpar, pois a Kugler Artes Gráficas esteve presente também em muitos momentos da minha vida e da minha família.
Em 1985, foi lá diagramado e impresso meu primeiro livro de contos, "O Mundo Encantado de Fabiana", com ilustrações do artista plástico Irineu Alves. A foto da capa, eu com meu cachorro Duque no quintal de nossa casa, foi feita por 'Seu' Carlito.
Outros livros, encartes, folhetos, propagandas das empresas da família, propagandas políticas do meu pai, também foram produzidos por lá, inclusive meu primeiro cartão de visita como fotógrafa e meus primeiros folhetos de divulgação.
Fico com o coração partido ao saber de seu falecimento, mas ao mesmo tempo, sinto-me grata por ter tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e ter sido inspirada e tocada por seu maravilhoso trabalho.
Castro hoje está triste, mas com certeza, o Céu está em festa.
Deus o acompanhe, 'Seu' Carlito! Sua obra manterá para sempre acessa sua memória e a da nossa querida cidade!

Com carinho,
Fabiana Guedes 
Em 2012, Carlito e Terezinha no casamento da neta Monika com Savio.
Em maio de 2006, exposição Via Lente e Pincel (FOTO DE LYA UBA).

Aos 8 anos de idade, eu em foto de Carlito Kugler, para a capa do meu 1º livro.

 
Postar um comentário