quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Livro da Semana: "Sebastiana Quebra-Galho"

Quem mora sozinho e nunca ligou pra mãe pra pedir uma dica de como tirar uma mancha ou lavar um determinado tipo de tecido, que atire a primeira pedra! E é justamente por isso que estou indicando esse livro essa semana, obra esta com a qual presenteei vários amigos de longa data.
O nome completo do livro é "Sebastiana Quebra-Galho - um guia prático para o dia-a-dia das donas de casa". Eu tenho a 41ª edição (atualizada) deste livro assinado por Nenzinha Machado Salles e publicado em 2010 pela Editora Record, 10 anos após a morte da autora, que se inspirou em sua empregada Sebastiana.  Pra vocês terem uma ideia, a 1ª edição é de 1978!
Conheci este livro ainda na casa da minha mãe, que ganhou da minha tia Ana Maria. Era uma versão bem antiga, mas tem de tudo (como as edições mais recentes): como acondicionar alimentos, como limpar a casa, dicas de beleza variadas, uma sessão para tira manchas e até uma parte extensa com primeiros socorros, e muitas outras coisas sobre o lar e seu gerenciamento. São quase 400 páginas de dicas super preciosas.
Já usei muito o meu e acabei lembrando dele ontem, justamente porque fui conhecer uma loja de esmaltes perto de casa e  a parte sobre unhas do livro é sensacional!
Por exemplo, ela ensina que para o esmalte durar mais, basta guardá-lo na geladeira. E para afinar o esmalte que ficou grosso, além da opção de colocar óleo de banana, indica gotas de álcool 90º ou simplesmente, deixar o vidrinho alguns instantes dentro de água quente!
Para unhas com micose, sugere pingar duas vezes por dia sobre as mesmas gotas de Novalgina! Bacana, né?
E na falta de acetona em casa (que é, na realidade, um veneno pra enfraquecer as unhas!) ela ensina a usar uma mistura de álcool com açúcar pra remover o esmalte. Garanto que isso você não sabia, né?

 Fiz uma pesquisa e vi que o livro 'completo' custa de R$ 36 a R$ 45 nas livrarias. Por que 'completo'? Porque existem duas versões compactas da obra: "Sebastiana Quebra-Galho da Mulher Independente" e "Sebastiana Quebra-Galho do Homem Solteiro, Divorciado, etc". São livros mais finos, mas com as principais dicas sobre lar para quem mora sozinho.
Dona Nenzinha assinou outras obras também: "Maria Melado"; "Tira Manchas", "Simpatias da Eufrázia" e "Contos que te conto".

Um pouco mais sobre unhas
Voltando à loja que comentei: estive ontem na Love Esmaltes, que fica na Rua Nilo Peçanha, 36. Obviamente que como apaixonada por unhas, quase fiquei louca na loja, que tem mais de mil esmaltes disponíveis e uma infinidade de marcas de esmaltes e acessórios ligados ao universo das mãos.
Comentei com a dona, a simpática Beth, que estou usando o fortalecedor de unhas da Jordana, que é também indicado para o crescimento (e está sendo ótimo! Já senti diferença em 10 dias de aplicação!) - comprei na Beatuy Fever, estão lembrados? - e ela me salientou sobre a necessidade de abolir o uso da acetona neste período.
Acabou me indicado a 'esponja removedora de esmalte' da Blant: vem num potinho fofo e basta enfiar um dedo de cada vez pra ficar sem esmalte bem rapidinho e sem sujeira. AMEI!
É tão prático quanto os lencinhos da Ricca, que costumo ter na bolsa para emergências e também não fazem bagunça (já usei de uma marca concorrente, e não gostei, porque são muito molhados e fazem muita sujeira - então, não dá pra usar no carro, né?).

A Love Esmaltes está presente no Facebook. Vejam mais em https://www.facebook.com/pages/Love-Esmaltes/414472751957699?fref=ts
Postar um comentário