domingo, 1 de setembro de 2013

Coluna CASTRO de 1º de setembro by Fabi Guedes

Clique na imagem para a ver em maior tamanho. Coluna Castro de 1º e 2 de setembro de 2013, Caderno Mix, Jornal da Manhã. Circula em 22 cidades dos Campos Gerais com 10500 exemplares.

Coluna CASTRO by Fabi Guedes
Miss Terra Brasil
Divinópolis, em Minas Gerais, sediou durante 10 dias as atividades do concurso ecológico Miss Terra Brasil 2013. O título nacional foi disputado por trinta e cinco beldades de todo país, sendo seis delas representantes das belezas do Sul – e dentre as seis sulistas, duas castrenses, Jorreni Marcon e Camilla Loman. A coreografia final recebeu assinatura de George Sada, e as candidatas vestiram Chianelli Vestidos de Festa e calçados Primeiro Ato. O concurso tem organização da Look Top Beauty, que também detém a franquia de outros concursos de beleza no país. FOTOS DE WELBER SKAULL.

Solenidade
No próximo domingo, 8, às 11 horas, no Teatro Bento Mossurunga, a Câmara Municipal de Castro realiza sessão solene de outorga do título “Castrense que Brilha”. A solenidade homenageia a cada ano três pessoas que nasceram em Castro e se destacam, através de suas atividades, fora de sua cidade natal. Este ano serão contemplados com o título os castrenses: Doutor Geraldo Miranda Graça Filho, Luiz Antonio Fadel e Mario Lopes. O evento faz parte das comemoações do Dia de Castro, em parceria com o Lions Clube de Castro e a Prefeitura Municipal. Esta é a décima quarta vez que a Câmara concede o título, sendo que 39 filhos de Castro já foram homenageados.

Palestra
Ao mesmo tempo em que aparece como um problema sério, o ‘bullying’ vem sendo registrado com mais frequência nas escolas. A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Aconchego, Shanna Kugler, explica que são vários os casos que chegam até unidade levados por professores e representantes de escolas. O Creas Aconchego oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, negligência. Diante desta realidade, os profissionais do Creas resolveram agir.
***
A coordenadora Shanna, as psicólogas Carina Hatano e Lea Mungnaini e as assistentes sociais Evelyn Taques e Kelly Pugliesi, organizaram uma palestra para apresentar nas escolas, com objetivo de conscientizar e orientar alunos e professores sobre o que é o ‘bullying’ e o que fazer nestes casos.
A primeira palestra será no dia 3 de setembro na Escola Estadual Amanda Carneiro de Mello, às 9 e às 14 horas. As escolas interessadas em receber a palestra podem fazer agendamento junto ao Creas Aconchego. Os telefones são 3906-2080 e 3906-2161.

14º Dia de Castro
De 31 de agosto a 8 de setembro, acontece a 14ª edição do Dia de Castro, com programação repleta de atividades para receber os castrenses que atualmente residem em outras cidades e aproveitam os festejos para rever familiares e amigos. Os festejos têm organização do Lions Clube de Castro e Prefeitura de Castro, neste ano conta também com o apoio da Cargill. Os shows no Parque Lacustre serão comandados por Edu Chociay e Gilberto e Gilmar, no dia 6; Jefferson e Cristhiano, e Falamansa, no dia 7; e Heloísa Rosa, no dia 8. A entrada para os shows será um quilo de alimento não perecível.

Teatro 1
A programação deste primeiro fim de semana do Dia de Castro com a peça teatral ‘Muro de Arrimo’, promovida pelo Grupo Teatral Attore Compagnia Teatrale e Diretoria Municipal de Cultura. A apresentação está marcada para as 19 horas de domingo, no Teatro Bento Mossurunga. A entrada é gratuita e a classificação é 12 anos. O monólogo escrito por Carlos Queiroz Telles será apresentado pelo ator Albino Rebonatto, que também é responsável pela direção da peça junto com César Russel.

Teatro 2
No dia 4 de setembro, o Teatro Bento Mossurunga recebe a peça “Dr. Eufrásio”, cuja renda irá ajudar os trabalhos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro, que neste ano completou 40 anos de atividades na cidade. A peça conta a história de um médico hipocondríaco, com uma boa dose de humor. Ingressos à venda a R$ 5 (meia entrada) e R$ 10 antecipadamente na Loja A Rainha.

Show de Prêmios
Já estão à venda ingressos e cartelas para a Noite do Pastel & Show de Prêmios em prol da Casa da Criança Cavanis, em Castro, na Secretaria da Casa e também na Paróquia São Judas Tadeu. A festa acontece em 14 de setembro. Informações pelo telefone (42) 3232-5060.

>> Dia de Castro
Com programação bem variada, o Dia de Castro conta com atividades que já são tradicionais em seu cronograma, como a entrega da chave da cidade ao presidente do Lions Clube, a abertura do Salão Popular de Artes Visuais, a ‘Marche Aux Flambeaux’, o Rodeio Crioulo Interestadual, Desfile Cívico, Castrense que Brilha, Castro Gospel, praça de alimentação, feira de artesanato. A programação conta ainda com outras peças teatrais, campeonatos esportivos, apresentações de dança, passeios turísticos, exposições, o lançamento do livro ‘Judith’, e uma série de outras atrações. A programação pode ser conferida no site www.diadecastro.com.br
Postar um comentário