sexta-feira, 19 de julho de 2013

Coluna de 14 de julho


Veja a versão on line em 

Inauguração
Foi inaugurada pelo prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso e o secretário municipal Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Morais da Silva, na manhã de sexta-feira, 12, a “Casa Valores da Nossa Terra”, construída na praça Souza Naves, no início da rua Doutor Jorge Xavier da Silva. O objetivo é que a casa seja o ponto oficial para que os castrenses possam vender sua produção artesanal, frutas e verduras. Nas segundas e sextas-feiras, serão comercializados no local hortifrutigranjeiros. O espaço também será usado pela Associação Amizade Animal (AMA), para venda de artesanato que tem valor revertido à castração de animais de rua. Os interessados em comercializar seus produtos no local devem procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Universidade da Luta
Na semana que passou, aconteceu à inauguração da Universidade da Luta, unidade Castro. O franqueado do empreendimento é André Neo. A abertura contou com palestra de Murilo Ninja e a presença da estrela do MMA e lutador do UFC, Mauricio Shogun Rua, que são sócios na franquia da UDL.

Registro
Aconteceu na sexta-feira, 12, na Casa da Praça, em Castro, o lançamento de dois volumes do livro ‘De Portugal a Paranaguá: uma história de colonização dos Campos Gerais do Paraná’, da historiadora castrense Cirlei Francisca Gomes Carneiro, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A obra foi publicada pela Editora Chain e poderá ser adquirida nos espaços da livraria – lojas e site, por R$ 30.

Sangue e medula
O inverno costuma ser símbolo de queda nas doações de sangue, não só pelo frio, mas também pelo mau tempo, que dificulta a ida de doadores aos hemobancos. No Paraná, doadores de sangue que tenham feito sua doação com menos de seis meses, têm direito a meia entrada em shows, cinemas e estabelecimentos culturais. E mesmo aqueles que não podem ser doadores tradicionais, por falta de peso ou por doenças anteriores como hepatite, podem se cadastrar nos hemocentros como doadores de medula óssea. Basta doar uma pequena amostra de sangue e no caso de compatibilidade com algum paciente que requeira transplante, é necessário apenas um dia de internação. Estas e outras informações são divulgadas em palestras gratuitas promovidas pela ONG Você Consegue, presente também na Rede Social Facebook: https://www.facebook.com/ongvoceconsegue. A ONG tem sua sede em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Prêmio
O 5º Prêmio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) continua com suas inscrições abertas. O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Podem concorrer prefeituras, empresas e instituições do terceiro setor. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 2 de agosto. Mais informações no site www.nospodemosparana.org.br

>> Fantasia
A partir da próxima sexta-feira, 19, estarão à venda os ingressos para o tradicional Baile a Fantasia da Gincana Verdes Anos. Quem anima a festa este ano é a banda Sttágio Final, na ACEC, dia 27 de julho. Os ingressos custam R$ 30 e podem ser adquiridos nas Casas Lotéricas de Castro ou com os integrantes das equipes participantes. A garantia da entrada, contudo, é associada ao uso obrigatório da fantasia. A festa tem apoio do Fisk, da Rondafar, da Power Sports e da Menarim Garage.

>> ‘Impre Visto’
Está aberta desde 22 de junho, na Casa da Cultura Emília Erichsen, a exposição coletiva “Impre Visto”, com obras de Adriano Gambim, Edson Mac, Nelson Maldonado, Nina Abreu e Nelson Andrejauskas, do Atelier Conexões. A mostra pode ser visitada até 22 de julho, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Mais informações pelo telefone 3906 2127. Já a Casa da Praça abriga desde 28 de junho, a coletiva “Nós”, com os grupos ART.CON e ÓIA NÓIS, que recebe visitas de terça a domingo.

>> Telessala
Estão abertas as inscrições para oficina de Informática Básica e Direitos e Deveres dos Trabalhadores, na Telessala do Trabalhador, instalada na Agência do Trabalhador de Castro. A participação na oficina é gratuita e podem fazer matrícula todas pessoas com mais de 14 anos. É preciso levar xerox do CPF e RG, para que possa ser emitido certificado de participação. O curso começa no dia 1º de agosto e acontecerá às quintas-feiras - durante quatro semanas - sempre das 14 às 17h30.
Postar um comentário