domingo, 12 de maio de 2013

O Paraná perde Alfredo Bertoldo Klas

O Paraná despediu-se hoje, 12 de maio, de uma suas personalidades históricas, o Pracinha e Professor Alfredo Bertoldo Klas, que residia em Ponta Grossa. Pessoa extraordinária e cativante, que fez muito, em muitos lugares, contava com 97 anos de idade (nascido em 30/9/1915).
Ele foi autor dos livros “A verdade sobre Guanella: um drama da FEB”, publicado em 2002, e “A verdade sobre Abetaia: drama de sangue e dor no 4º ataque da FEB ao Monte Castello”, publicado em 2005.
Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Ponta Grossa e cremado, em cerimônia restrita aos familiares, no Cremátio Perpétuo Socorro, em Campo Largo.

No ano passado, ele concedeu interessante entrevista aos alunos do Colégio Estadual Eurico Batista Rosas (Carambeí-PR), que compartilho em sua homenagem:
Nascido em 30 de setembro de 1915, ele enfrentou a guerra, problemas civis e militares. Tornou-se advogado, professor e escritor. Foi músico e político. O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Alfredo Bertoldo Klas, acumula 22 condecorações recebidas, 97 anos de idade, uma esposa, três filhos, nove netos, treze bisnetos e quatro trinetos. 
(...)
O ex-combatente da FEB, Alfredo Bertoldo Klas, também é um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico de Ponta Grossa; foi integrante e presidente da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, da Orquestra da Câmara da UEPG e da Orquestra de Concertos da Sociedade Concórdia em Curitiba; é membro da Academia de Letras dos Campos Gerais. Estudou Contabilidade, Administração e Direito. Klas também foi prefeito de Palmeira (1951-1955).

Na época, a entrevista também foi matéria do Jornal da Manhã http://jmnews.com.br/noticias/ponta%20grossa/21,25965,09,10,alunos-entrevistam-ex-combatente.shtml

Aos familiares e amigos nossos profundos sentimentos de pesar, na certeza de que Prof. Klas está sendo bem recebido na morada espiritual.
"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo."
Postar um comentário