segunda-feira, 4 de março de 2013

Coluna CASTRO by FABIANA GUEDES

Edição dos dias 3 e 4 de março do Jornal da Manhã circula com a coluna CASTRO by FABIANA GUEDES.
Abertura do Caderno MIX do JM

Coluna CASTRO by FABI GUEDES

Coluna CLUBINHO

Miss Terra
Na sexta-feira, 22, aconteceu no Restaurante Ryo Gohan, em Curitiba, o jantar de coroação do Miss Terra Belezas do Sul, promovido pela organização homônima, que tem à sua frente o experiente George Sada, também sócio diretor da Cena Hum Academia de Artes Cênicas.

Vernissage
Aconteceu na quinta-feira o vernissage da exposição “Somente Elas”. Na foto, as artistas Ana Antonina, Lourdes, Arletta, Maria Antonieta e Edna são recebidas pelo Prefeito Reinaldo Cardoso e Cássia Sídro Kremer, do Departamento de Incentivo às Artes Plásticas

Fotografia
Começa na próxima terça-feira, 5, o Curso de Fotografia Básica Digital no estúdio Fabiana Guedes Fotografia, em Castro. As aulas acontecem às terças e quintas, sempre das 18h30 às 20h30, até 21 de março. Prevista também uma saída fotográfica a combinar com o grupo, num sábado, para realização de exercícios em ambiente externo, durante o dia. O curso conta com apostila completa, apresentações em mídia eletrônica e também certificado, totalizando 15 horas aula. Mais informações, em horário comercial, pelos telefones (42) 3232 4848 e 3232 1501.

Seresta Solidária
Já estão à venda os ingressos para a Seresta Solidária, evento beneficente em prol dos trabalhos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro, que acontece no dia 16 de março, à noite, nos salões do antigo Clube União & Progresso. A ação faz parte do calendário oficial de eventos comemorativos ao aniversário do município, que contará com uma série de outras atrações de 15 a 19 de março. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos diretamente com as voluntárias participantes. A RFCC atende mais de 160 pacientes carentes cadastrados, de ambos os sexos. Saiba mais sobre os trabalhos em http://redefemininacastro.blogspot.com.br/.

Batidão Sertanejo
No dia 16 de março, acontece na ACEC mais um Batidão Sertanejo Universitário. Nas atrações, as duplas Roger & Santa Fé e também Diego & Ale. Promoção Rafael Rabbers. Ingressos já à venda nas Lojas Trevo e Primavera e Bar do Bugiu. Agende-se!

Cargil
O prefeito Reinaldo Cardoso entregou, na última terça-feira, o primeiro dos oito cheques de R$ 250 mil referentes ao pagamento às famílias de Setsuo Yamamoto e de Arata Hara do terreno onde se instalou a Cargill, em Castro. Uma solenidade, às 16h30, no Salão de Atos, oficializou o repasse da área ao município, que a adquiriu, ano passado. A área total onde a indústria está sendo instalada conta com 246,33 hectares - dos quais 170,10 foram adquiridos pela Cargill Agrícola e outros 76,23 pelo governo municipal e fica no distrito industrial Tatsuo Yamamoto.

Bom Negócio
A aula inaugural da capacitação voltada aos 50 microempreendedores de Castro inscritos no Programa Bom Negócio Paraná está marcada para segunda-feira, às 19 horas, no Centro da Juventude. As boas-vindas aos participantes serão dadas pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rodrigo Morais da Silva, e pela coordenadora do programa na região, professora Marilisa do Rocio Oliveira, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa, órgão que administra as ações oferecidas via Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia.
***
Oficializado via termo de cooperação técnica assinado, em janeiro, pelo governador Beto Richa e o prefeito Reinaldo Cardoso, o Programa Bom Negócio Paraná disponibiliza aos empreendedores locais capacitação, consultoria e acompanhamento, melhorando a gestão das empresas e contribuindo para a sustentabilidade dos negócios em cada região, sempre preservando o perfil dos empreendimentos de cada localidade. Nesta primeira turma, estão inscritos 50 pequenos e microempresários e outros dez aguardam em uma fila de espera. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria, que funciona no Centro de Informações Turísticas

Cicloturístico
O roteiro é uma aventura em duas rodas em Castro. Com mapa na mochila e estradas sinalizadas, vocês têm a opção de fazer a jornada dividida em quatro etapas (três dias). Já no início os desbravadores em duas rodas se depararão com a beleza da arquitetura dos casarões antigos, conhecerão um pouco da história que margeia o tropeirismo, e seguirão à rodovia para o início da aventura em estrada de chão, são aproximadamente 30 km de percurso no primeiro dia. As margens do Rio Iapó, que forma o Canyon Guartelá, passarão por pontes, fazendas, áreas reflorestadas e de mata nativa, e chegam ao Parque Pousada do Canyon Guartelá que oferece estrutura de hospedagem, alimentação e lazer, indispensáveis após o primeiro dia de pedalada.

Museu do Tropeiro
Criado pelas leis 13/75 e 71/76, a casa onde foi instalado o museu foi construída no século XVIII pela família Carneiro Lobo. Sua construção é de estuque, de fiel estilo. Pertenceu ao Padre Damaso, que a comprou de Francisco de Deos Martins e sua mulher Victoriana Alves de Nunciação. Em 1912, foi novamente vendida à Balbina Marques Ribas, que deixou por herança a cinco herdeiros. Em 1975, o imóvel pertencia à Leonilda Madureira e foi adquirido, por compra, pela Prefeitura Municipal sendo submetido a restauração mediante orientação do Serviço do Patrimônio Histórico do Estado. Seu acervo conta com aproximadamente 400 peças. Além de retratar a vida do tropeiro, apresenta documentos e objetos históricos, peças sacras, aferições e artesanato. Está localizado na Praça Dr. Getúlio Vargas em Castro.

>> Casa da Cultura Emilia Erichsen
Neste edifício em 1862 foi fundado o primeiro jardim de infância do Brasil por Dona Emilia Erichsen. O prédio foi vendido em 01 de agosto de 1905 à Carlos Betenheuser, e posteriormente, em 20 de julho de 1982 foi adquirido para desmembramento e instalações do BANESTADO. Em 16 de agosto de 1982, parte do prédio foi doada ao Município, funcionando hoje como a Casa da Cultura. Localiza-se na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva.
Postar um comentário