quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

2013: 1ª Coluna CASTRO by Fabi Guedes no JM

Clique na imagem para a ver em maior tamanho.
>> Posse
A Câmara Municipal de Castro realizou, às 15 horas, em 1º de janeiro, no Teatro Bento Mossurunga, a Sessão Solene de Instalação e posse do prefeito Reinaldo Cardoso, do vice-prefeito Marcos Bertolini, e dos vereadores Aline Sleutjes, Paulo Cesar de Farias, Antonio Sirlei Alves da Silva, Gerson Sutil, Maria de Fátima Barth Antão, Luiz Cezar Canha Ferreira, Itari Cropolato,Herculano da Silva, Joel Elias Fadel, Regiane Batista Severino e José Otávio Nocera. A chapa “Sidney Joel Iucksch” foi eleita com seis votos para a Mesa Executiva que dirigirá os trabalhos da Casa no biênio de 2013-2014, sendo composta por Herculano da Silva como Presidente, Aline Sleutjes como Vice- Presidente, Primeiro Secretário Joel Elias Fadel e Segunda Secretária Regiane Batista Severino. A cerimônia contou com grande participação popular.

Discurso 1
Encerradas as sessões ocorreu a transmissão de cargo do Executivo. O ex-prefeito Moacyr Elias Fadel Junior fez uso da palavra e agradeceu a todos aqueles que o acompanharam nesses oito anos de mandato, ressaltando alguns pontos da sua administração. Finalizou com a entrega das chaves da prefeitura nas mãos do novo prefeito.

Discurso 2
Foi então à vez de Reinaldo Cardoso utilizar a tribuna e agradecer a família, aos amigos e colaboradores que acompanharam a campanha. Cardoso também falou a respeito da independência e liberdade dos poderes Legislativo e Executivo. Após apresentar os pontos principais de cada uma das secretarias daqui pra frente, inclusive anunciando três novas secretarias, Reinaldo lembrou que precisa da participação da população para construir uma Castro para todos.

Novas secretarias
Serão criadas a Secretaria da Juventude, a fim de auxiliar as Secretarias de Saúde, da Criança e do Desenvolvimento Social e a Fundação de Esporte e Lazer que também será criada; a Secretaria de Segurança Pública – com a finalidade de conseguir recursos com o Governo Federal e Estadual, como também unir todos os setores de segurança em Castro para melhor atender a população – e a Secretaria de Habitação, que será criada de maneira estratégica considerando uma déficit de 2 mil casas no município. O Vice Prefeito Marcos Bertolini também acumula o cargo de secretário de Planejamento.

Yapó Arte
A exposição anual da Yapó Arte – Associação dos Artistas Plásticos de Castro permanece aberta para visitação na Casa da Praça. Nesta edição, obras inéditas dos artistas associados se apresentam com telas provenientes do acervo da Prefeitura Municipal de Castro, constituído, principalmente, pelas obras mais votadas pelo público durante os Salões de Artes Visuais da cidade. A entrada é franca e a mostra pode ser visitada até 31 de janeiro, sempre de terça a domingo.

Em conjunto
Também permanecem abertas para visitação do público castrense as exposições Laço(s), de Letícia Laís Ducheiko; Entre Olhares, de Ana Paula Almeida e Brincadeiras, de Danilo Almeida, na Casa da Cultura. Os artistas têm em comum o fato de serem estudantes de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As obras podem ser visitadas sempre de segunda à sexta, até 31 de janeiro e a entrada é franca.

Registro
Nasceu em Ponta Grossa, no dia 3, Elisa, a primogênita do casal castrense Cristiane Essig Morais e Kasciano Roberto Morais. Ela mediu 50cm e pesou 3960g. Parabéns à toda a família!

Modas Pop
Acontece nesta segunda-feira, 7, o sorteio de um ensaio fotográfico, com maquiagem inclusa, com esta colunista na Modas Pop (leia-se empresária Rosi Silveira Ribeiro). A cada R$ 30 em compras, as clientes ganhavam um cupom para concorrer ao prêmio. O ensaio fotográfico é individual, - mas pode ser transformado em casal ou família mediante aquisição de opcionais no Estúdio e poderá ser agendado até 28 de fevereiro, durante a semana. Sucesso!

Detona Ralph
A opção no cinema para esse final de semana é a estreia ‘Detona Ralph’. Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Prefeito
Na tarde de quinta-feira o prefeito Moacyr Fadel Júnior recebeu no Salão de Atos do Paço Municipal, o prefeito eleito Reinaldo Cardoso e o vice-prefeito Marcos Bertolini, alguns dos novos secretários municipais, como também o gerente geral da Caixa Econômica Federal em Castro, Carlos Gaioski, o gerente regional da Caixa, Julio César Goginski e da arquiteta da Representação de Desenvolvimento Urbano e Rural (Redur) da Caixa, Penélope Adriane Liebl. No encontro, Moacyr apresentou à gestão eleita os atuais convênios entre o município e a Caixa e as obras que estão em andamento. Moacyr deixa mais de R$ 16 milhões em repasses a receber de convênios federais e estaduais 

>> Exposições em Castro
A Casa da Cultura de Castro recebe três exposições. A primeira intitulada de ‘Laço(S)’ é de autoria de Letícia Laís Ducheiko. Já a segunda exposição que ocupa o mesmo espaço tem como nome ‘Entre Olhares’. Produzida por Ana Paula de Almeida, as obras abordam a vida dos negros, com foco nos olhares desses povos. Com o título de ‘Brincadeiras’, a terceira exposição é assinada por Danilo Almeida. Ainda na cidade, na Casa da Praça, a Associação dos Artistas Plásticos de Castro (Yapó Arte) realiza a 'Exposição 2012'. 
Postar um comentário