segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Coluna CASTRO BY FABIANA GUEDES

Todo domingo, tem coluna CASTRO by Fabiana Guedes no Jornal da Manhã.
Desde 2 de dezembro, o jornal conta com nova diagramação. CONFIRA!
Clubinho de 9 e 10 de dezembro com fotos by Fabiana Guedes.

Coluna CASTRO by Fabiana Guedes (9e 10 de dezembro)

Veja esta edição também no site do Jornal da Manhã 
A coluna infantil CLUBINHO você confere, em versão eletrônica, diretamente em http://www.jmnews.com.br/noticias/clubinho/45,28035,09,12,destaques-da-edicao-deste-domingo.shtml

O Fantástico Natal de Bento
A 5ª edição de “O Fantástico Natal de Bento” se apresenta toda terça, quinta e domingo no Teatro Bento Mossurunga, sempre às 20 horas, com mais uma super produção que envolve mais de 100 pessoas, dentre atores, cantores, dançarinos e figurantes. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos antecipadamente na Secretaria de Esporte e Cultura ou diretamente na bilheteria do TBM. Na portaria do teatro também é possível adquirir lindas peças de artesanato antes das apresentações e aproveitar para ajudar os trabalhos da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Coleta
Castro não possui hemobanco, sendo as coletas periódicas o único meio de doação de sangue para muitos dos doadores residentes na cidade. Na próxima quinta-feira, dia 13, o Senac da cidade sedia a última coleta do ano, das 9 às 17 horas. Mesmo pessoas que não podem ser doadores – como aqueles que já tiveram hepatite, podem se cadastrar também como doadores de medula óssea, mediante oferta de pequena amostra de sangue. Informações no local.

Rede Feminina
Na quarta-feira, dia 5, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro reuniram-se em confraternização no Estação Moinho da Castrolanda. O festejo que encerra o ano de atividades do grupo aconteceu na mesma semana que a festa natalina para os mais de 160 pacientes carentes cadastrados. Sonia Bueno Paranhos, Presidente que se despediu do grupo neste ano de 2012, apresentou seus cumprimentos e votos de boa sorte à Silvia Napoli e Rosane Dallarmi Carneiro, que em 2013 (quando a RFCC completa 40 anos de existência!) estarão à frente da Rede, como Presidente e Vice Presidente, respectivamente. Para conhecer mais os trabalhos, visite http://redefemininacastro.blogspot.com.br/.

Parque do Noel
A Prefeitura de Castro, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realiza as atividades no Parque Papai Noel. O local fica aberto até as 22 horas e o visitante pode ver o bom velhinho, desfrutar do parque, prestigiar apresentações de corais, como também assistir filmes com temas natalinos. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Nelson Roberto de Farias, o Parque do Papai Noel está pronto para receber moradores e turistas. Ele conta que são várias atrações, que confirmam Castro como referência no Natal dos Campos Gerais. “Temos o parquinho infantil, como também estamos apresentando filmes natalinos no celeiro, em três sessões diárias. O Papai Noel estará de braços abertos, esperando a visita em sua casa e, em diversas noites do mês de dezembro, o local vira palco de corais e cantatas natalinas”, comenta o secretário.

Cine Celeiro
As sessões de filmes do Cine Celeiro são de títulos diversos, com o tema natalino e acontecem todos os dias, no celeiro do Parque, em três horários, às 10 horas, às 14h30 e às 20 horas. O secretário salienta que se alguma escola ou grupo preferir, pode agendar para assistir o filme. Até o dia 18 de dezembro, dez escolas e entidades farão apresentações de corais, em frente ao Parque. Nesta segunda-feira, dia 10, tem espetáculo de Coral e Presépio Vivo às 19 horas, com a Escola Rubens Quintiliano; e às 20 horas tem Coral da Escola Dalila Ayres, que também se apresenta na terça-feira às 19 horas. Também na terça, quem se apresenta é o Coral da Escola Vicente Machado, às 20 horas. Confira a programação completa de apresentações no site da Prefeitura de Castro (www.castro.pr.gov.br).

Natal Encantado
Neste domingo, dia 9, tem mais apresentação de coral nas janelas do “Moinho da Castrolanda”, dando continuidade a mais uma edição do Natal Encantado. A festa começa às 20h45. Com Coral Jubilaj e Grupo Vocal Esperança, de Arapoti. A entrada é um quilo de alimento, a ser revertido para entidades sociais. Prestigie!
No próximo domingo, 16, e também no dia 23 de dezembro, haverá novas apresentações.

Premiação
A Escola Municipal Estação do Tronco e seis alunos foram premiados, na sexta-feira, dia 7, por um programa realizado pela Empresa DuPont e Cooperativa Castrolanda. Por meio de palestras educativas, a iniciativa leva conhecimento sobre o manuseio de defensivos agrícolas para crianças de rede municipal de escolas rurais. Após a explanação, um concurso de redação e desenho foi realizado para despertar o interesse pelo entendimento das boas práticas agrícolas que rendeu aos três melhores trabalhos de cada categoria, uma bicicleta. O estudante João Maria Rodrigues, de 11 anos, que ficou em primeiro lugar no concurso de desenho, disse que não esperava ganhar o prêmio, mas que ficou muito feliz em ser contemplado com uma bicicleta. Quando perguntado o que ele aprendeu na palestra ele foi categórico. “Não pode passar agrotóxico sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), pois faz mal para a saúde”, salienta.
***
O representante comercial da Dupont, Vinicius Zanetti Leal, conta que a empresa trabalha com três projetos em todo o Brasil, o 'Dupont na Universidade', 'Dupont Mulheres do Campo' e 'Dupont na Escola'. Ele relata que o programa 'Dupont na Escola', fornece o material didático, realiza a palestra e premia a escola participante com um computador, enquanto a Castrolanda, como distribuidor dos produtos da marca premiou os estudantes com as bicicletas. A Cooperativa Castrolanda, parceira da DuPont, escolheu uma escola da zona rural de sua área de atuação, e realizou treinamento teórico e prático sobre boas práticas agrícolas. Rafael Dugonski, analista de gestão de pessoas da Cooperativa Castrolanda, relata que a intenção é que a iniciativa continue para os próximos anos.

Convênio
Na tarde de quarta-feira, dia 5, o prefeito Moacyr Fadel Junior e o diretor presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, assinaram o convênio para a instalação de rede de esgoto na Castrolanda e em outros bairros da cidade. No total, os investimentos ultrapassam os R$ 2 milhões e garantirão o esgotamento sanitário para quase toda a área urbana de Castro. Estiveram presentes também o diretor de investimentos, João Martinho Cleto Reis Júnior; do gerente de projetos e obras da Sanepar da região sudeste, Marco Antonio Cenovicz, e do gerente regional da Sanepar Juarez Wollz.
***
Na Castrolanda, serão mais de 7 mil metros de rede coletora de esgoto, 182 ligações em residências e beneficiará cerca de 500 pessoas. A Sanepar irá implantar quase 5 metros de rede coletora de esgotos e fará 250 ligações prediais nos bairros, parte do Centro e outros trechos esparsos na cidade.  
Abertura do Caderno MIX destaca CASTRO. Edição de 2 e 3 de dezembro.

Coluna CLUBINHO de 2 e 3 de dezembro de 2012.

Coluna CASTRO de 2 e 3 de dezembro de 2012.

 

Postar um comentário