terça-feira, 3 de maio de 2011

Cliques na 12ª edição do OranjeFeest

No sábado, 30 de abril, aconteceu mais uma comemoração ao Dia da Rainha da Holanda (Koninginnedag) na Colônia Castrolanda. A festividade acontece oficialmente em nossa cidade desde o ano 2000.

Infelizmente, fiquei pouco tempo na festa, mas mesmo assim, além de comer muitas guloseimas - inclusive algumas típicas, como o bitterbalen - consegui fazer alguns cliques fofos.

A iniciativa do OranjeFeest em Castro foi da Cooperativa Agroindustrial Castrolanda. As festividades tiveram início às 11h, e foram realizadas na Rua da Moinho, em frente ao Memorial da Imigração Holandesa. Aconteceram apresentações de grupos folclóricos de dança e artistas circenses.

Uma novidade na OranjeFeest desse ano foi o Concurso de Bicicletas Enfeitadas, promovido pela Comissão Oranje e a Cooperativa Castrolanda. Através de um desfile durante a Oranjefeest, o júri julgou a criatividade dos participantes. Foram sugeridos três temas: “Oranjefeest Dia da Rainha” e/ou “Os 60 anos de Castrolanda” e/ou “100 anos da Imigração Holandesa nos Campos Gerais”.

Pra quem não sabe, o Dia da Rainha é comemorado na data de aniversário da Princesa Juliana, mãe da atual Rainha Beatriz. Há três gerações de rainhas, e de mãe para filha, o Dia da Rainha se consagrou como feriado nacional da Holanda, e durante a celebração, que conta com a presença e participação da Família Real, acontecem jogos, shows musicais e feiras de rua. O Koninginnedag é transmitido ao vivo, pelas redes de televisão do país, e é comum que os participantes usem roupas laranjas, a cor da Família Real, e objetos que remetem à cultura do país.






Postar um comentário