terça-feira, 1 de março de 2011

Aprovada cidadania para campeã mundial de boxe

A boxeadora Rosilete dos Santos (FOTO), atual campeã pela Comissão Mundial de Boxe, uma das oito entidades que dirige este esporte no mundo, receberá o título de cidadã honorária de Curitiba. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (28), em primeiro turno. A pugilista foi indicada pelo vereador Tico Kuzma (PSB) para receber a honraria, a mais alta entregue pela Casa a pessoas nascidas em outras cidades. “Rosilete divulga o esporte como forma de vida e leva o nome de Curitiba e do Paraná ao cenário esportivo nacional e internacional”, justificou o parlamentar, que sintetizou a trajetória da atleta desde quando foi boia-fria até os dias de hoje, como campeã de boxe. “No Brasil, país do futebol, quem escolhe outro esporte enfrenta mais dificuldades e é duas vezes campeão”, destacou Kuzma.
A votação foi acompanhada por Rosilete e pelo ex-boxeador e campeão mundial Macaris do Livramento, que é marido e treinador da pugilista. O casal tem uma filha, Nicoly, de 4 anos.
A matéria será votada em segundo turno nesta terça-feira (1º) e depois segue para sanção do prefeito Luciano Ducci.

Trajetória
A pugilista nasceu no município paranaense de Castro e soma 27 lutas na carreira profissional, com 22 vitórias e cinco derrotas. “A atleta estreou como amadora em 2001 e, em 2003, passou a lutar como profissional”, informou.
Hoje, é a número um do ranking brasileiro.
Tico Kuzma ainda destacou que o próximo desafio de Rosilete está marcado para 19 de março, em São José dos Pinhais, na festa de aniversário da cidade da região metropolitana de Curitiba. Além do cinturão mundial da categoria Peso Galo (até 53,5 kg) da Comissão Mundial de Boxe, a luta vale posições nos rankings do Conselho Mundial de Boxe e da Associação Mundial de Boxe. “Rosilete é a quarta colocada no Conselho e sétima na Associação”. A adversária será a uruguaia Alicia Susana Alegre e o local ainda não foi definido pela prefeitura de São José dos Pinhais.
Postar um comentário