segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lançado LAB Moda Curitiba

Evento reúne profissionais do segmento de moda e envolve cursos, workshops, intervenções culturais e desfiles na capital paranaense


Estilistas e outros profissionais ligados à moda em Curitiba têm a partir de agora mais um segmento para o aprimoramento profissional e para apresentação de seus trabalhos. O LAB Moda Curitiba, projeto criado pelo empresário Júnior Gabardo e pelo fotógrafo Daniel Sorrentino (FOTO), envolve curso, workshops e geração de conteúdo para web, através de editoriais de moda, gravura, vídeo e outras manifestações artísticas. O evento, que começa em janeiro, encerra com a Semana de Moda, de 26 a 29 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O LAB Moda Curitiba é voltado, principalmente, para jovens estilistas, recém saídos das faculdades de moda, e soma-se ao calendário de eventos do setor da cidade.
A primeira etapa do projeto já está acontecendo em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento, através do programa Bom Negócio. As aulas gratuitas acontecem até fevereiro e os módulos semanais abrangem gestão, negócios, recursos humanos, comercial, financeiro e estratégico.
Estão participando do curso 84 alunos entre estilistas, fotógrafos, produtores, publicitários, cabeleireiros e maquiadores. “O curso não é obrigatório para quem quer participar do LAB Moda Curitiba, mas oferece informação profissional e técnica para quem está no mercado e para quem está começando”, diz Sorrentino.
O gerente de Desenvolvimento Regional da Agência Curitiba, Armando Moreira Filho, disse que é a primeira vez que é feito um curso com este recorte setorial e que surpreendeu pelo número de pessoas interessadas. “Está sendo interessante descobrir o grande número de interessados por moda e os vários segmentos que ela abrange. Além do repasse de informações, os participantes criam uma rede de contato e nós conhecemos em detalhes o perfil de negócios dos empreendedores da cidade”, disse.
Balões – a primeira intervenção pública dos participantes do LAB Moda Curitiba acontecerá na próxima quarta-feira (26), ao meio-dia, no calçadão da Rua XV de Novembro e a ação envolve 20 estilistas.
Nove modelos sairão ao meio-dia da frente ao chafariz da XV, entre a Marechal Floriano e a rua Dr. Muricy, andando no meio ao povo. Elas farão uma troca de roupa na Osório e terminarão em frente ao Bondinho.
As modelos levarão balões, que serão soltos, com os croquis dos looks que estão participando da interferência. Os croquis serão impressos em papel reciclado e terão informações sobre o LAB Moda e sobre a Semana de Moda de Curitiba. Esta ação irá durar cerca de uma hora. “A proposta é lançar a moda aos ares de Curitiba”, afirma Júnior Gabardo.
Como participar - no mês de abril acontecerão intervenções culturais em espaços públicos e desfiles dos estilistas participantes, no Museu Oscar Niemeyer, além de balcão de negócios e programação cultural.
Para participar é preciso morar em Curitiba e que a empresa esteja legalmente organizada. “Esta é um das principais questões para entrar no competitivo mercado da moda. Por isso, está acontecendo o curso em módulos, para estruturar a administração, finanças e normais legais. Eles não são somente criadores, mas também empresários e a nossa proposta é orientá-los neste sentido”, diz Sorrentino.
Júnior Gabardo afirma que a iniciativa é mais uma para o setor e que não compete com os demais eventos de moda que ocorrem na cidade. “Nossa proposta é diferente em todo o processo. E este é um mercado em expansão, com muito espaço para crescer”.
As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo site www.labmodacuritiba.com.br ou pelo telefone 41 8407.3393.
Postar um comentário