terça-feira, 2 de março de 2010

Castro promove "Yume Festival Castro"

Eventos começam nesta quinta-feira (4), com exposição na Casa da Cultura


Selecionado pelo 1º Edital de Exposições 2010, da Secretaria de Esporte e Cultura de Castro, o Project Yume – Sede Castro, visando maior interação da comunidade castrense com a cultura Pop Japonesa, especialmente com os Animes e Mangás, propõe o "Yume Festival Castro" que conta com a exposição "Acervo Project Yume", na Casa da Cultura – de 4 de março a 23 de abril; a "4ª Expo-Anime Castro", no Teatro Bento Mossurunga dia 6 de março e o "Workshop de Mangá" no dia 20 de março, na Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.
O Project Yume (Projeto Sonho) foi fundado em Ponta Grossa, em 2003, e realizou eventos voltados para manifestações da cultura Pop Japonesa divulgando a produção de animes (desenhos animados japoneses) e mangás (quadrinhos japoneses) entre outros. Atualmente conta com sedes em cidades paranaenses como Ponta Grossa, Castro, Curitiba e Guarapuava, além de Botucatu (SP) e Joinville (SC). O Project Yume, é hoje um dos maiores grupos de anime e mangá do Brasil, e não possui fins lucrativos.
A exposição "Acervo Project Yume" é composta por um conjunto de 35 desenhos do Yume Mangá Studio (YMS) e do Project Yume – Sede Castro. O autêntico estilo mangá, onde predominam os olhos grandes, ângulos cinematográficos, personagens e temas que fogem aos estereótipos dos super heróis dos quadrinhos americanos, poderão ser apreciados nas técnicas grafite sobre papel; lápis de cor sobre papel e aquarela sobre papel.
De acordo com a diretora do Departamento de Incentivo às Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de Castro, Karina Marques, o Yume Mangá Studio realizou, nos últimos cinco anos, várias exposições sempre buscando maior reconhecimento para os desenhistas no meio artístico, indo além da publicação de fanzines.
O Yume Sede Castro é um grupo sem fins lucrativos, destinado a divulgação da cultura japonesa, para tanto, realiza exposições de animes e mangás, produz workshops, palestras entre outros. Foi fundada em 2008 por Vilmar Wrobel, Lucas Kugler e Maxmiliano Bogdanovicz em conjunto com o coordenador chefe Diego Juraski, responsável pelas outras sete sedes do Project Yume, atuantes em diferentes cidades.
A ExpoAnime, já realizada anteriormente em Castro, promove a exibição de animes desconhecidos. Na 4ª ExpoAnime Castro serão apresentados os seguintes filmes:
Suzumya Haruhi no Yuuutsu; Inu-Yasha; Genshiken; Full Metal Alchemist Brother Hood. Também haverá abertura de mesas para jogos RPG e Card Games.
 
Locais do Festival
4° ExpoAnime Castro
- Teatro Bento Mossurunga Praça Manoel Ribas, 43 - Centro
Data: dia 6 de março de 2010
Horário: das 14 às 17 horas
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá)
 
Workshop de Mangá - Secretaria de Esporte e Cultura Praça Manoel Ribas, 170 – Centro.
Data: 20 de março de 2010
Horários:13h30 às 15h30 / turma de 7 a 12 anos.
16 às 18 horas/ turma a partir de 13 anos Inscrições antecipadas: até 12 de março na SEC – Vagas limitadas.
 
Exposição do "Acervo Project Yume" - Casa da Cultura Rua Dr. Jorge Xavier, 454 – centro (em frente ao Banco Itaú).
Período: 4 de março à 23 de abril de 2010.
Horário de visitação: de terça a sexta – das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas Artistas Participantes: Studio Mangá: Milene Fernando Pedro; Ulisses Perez e Fabiano Ferreira.
Project Yume-Sede Castro: Vilmar Wrobel; Lucas Kugler e Max Bogdanovicz Telefone - (42) 39062127 (para agendar escolas e grupos)
Postar um comentário