terça-feira, 6 de outubro de 2009

TV UFPR discute Direito Autoral

Em foto de Vanessa Alves, eu e os alunos Luciana Galastri e Cícero Bittencourt, do Jornal TV Comunicação


Ontem recebi a visita de Luciana Galastri e Cícero Bittencourt, alunos do 6º perídodo de Comunicação Social - Jornalismo da UFPR, em meu Estúdio Fotográfico no Alto da Glória (Curitiba). Eles vieram gravar um bate-papo sobre Direitos Autorais, matéria que será tema do próximo programa "Jornal TV Comunicação", que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 19 horas, pelo Canal TV UFPR (71 da TVA). Da mesma matéria participa o músico Caio Marques, que recentemente permitiu o acesso à todas as suas músicas via Internet.
Do meu ponto de vista, falamos sobre a questão do direito que o fotógrafo detém, protegido por lei específica, de ter seu trabalho publicado com o correspondente crédito fotográfico. É muito chato, nos dias atuais, ainda ter que bater na tecla que publicação com crédito não equivale a pagamento pelo trabalho, pois ainda tem muito proprietário de veículo que entende que a foto estará paga se assim o fizer.
Crédito fotográfico é OBRIGAÇÃO, e não, FAVOR.
Lembrei também que os assessores de imprensa, ao enviarem material sobre eventos sob sua assessoria, também devem ter o cuidado de atender os dispositivos legais e divulgar o trabalho fotográfico com o merecido crédito.
Aproveitei, ainda, para destacar que acredito, sinceramente, que o SINDIJOR poderia fazer mais pelos fotógrafos e, principalmente, pelos Repórteres Fotográficos associados, independentemente de gostarem ou não do fato de que alguns deles não detêm Diploma universitário. Enfim...
Fica o registro!
Nesta quarta ou na outra, o programa vai ao ar!
Aguardem!
Postar um comentário