segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Teatro da CAIXA apresenta o lançamento de “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”

O livro “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”, do jornalista e mestre em Teoria Literária Luiz Cláudio Soares de Oliveira, visa mostrar como a revista “Joaquim”, editada por Dalton Trevisan de 1946 a 1948, foi relevante para a evolução da arte no Paraná e para por fim ao ostracismo vivido pelos artistas paranaenses.
A revista questionou alguns nomes sagrados das letras e das tintas regionais, levantou polêmicas e abriu caminhos a novos artistas e integrou a produção paranaense ao resto do Brasil.
Pelas páginas passaram Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Mario de Andrade, Portinari, Di Cavalcanti, Otto Maria Carpeaux e Sérgio Milliet, entre outros. Desapareceu na 21ª edição, sem motivos esclarecidos. É considerada um marco histórico desta época, pois ao mesmo tempo enfrentou pensamentos locais dominantes e aproximou-se de um pensamento moderno que surgia no Pós - Segunda Guerra Mundial.
Será realizado um debate sobre o jornalismo cultural no Paraná com o jornalista e professor José Carlos Fernandes e o jornalista e escritor Otávio Duarte. Estarão expostos seis painéis que apresentam o conteúdo original da revista "Joaquim".
Luiz Cláudio Soares de Oliveira, natural de Curitiba, é jornalista, mestre em Teoria Literária e master em Jornalismo Digital. Editor da Gazeta do Povo online, já atuou como repórter e chefe de reportagem, além de ministrar palestrar sobre diversos assuntos relacionados ao jornalismo e mídias digitais.

Patrocínio CAIXA
__________________________________________________________________________________________________________________________

Serviço:
Lançamento do Livro “Dalton Trevisan (en)contra o Paranismo”
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: de 30 de setembro de 2009
Horários: quarta 19h30
Ingressos: Entrada Franca. Os convites devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 12h.
Bilheteria: (41) 2118-5114 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)
www.caixa.gov.br/caixacultural
Postar um comentário