quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aulas na rede municipal de Castro retornam segunda-feira

O secretário municipal de Educação de Castro, Carlos Eduardo Sanches, se reuniu nesta quinta-feira (13) com as diretoras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil para informar que as aulas retornam na próxima segunda-feira (17). De acordo com Sanches, embora a doença tenha evoluído, durante a suspensão das aulas por duas semanas, não foram detectados casos em crianças e adolescentes de zero a 14 anos.
A orientação da Secretaria é para que funcionárias da Educação que estão grávidas, fiquem afastadas até o dia 31 de agosto.
As diretoras das escolas e Cmeis ficarão responsáveis por repassar informações aos alunos sobre a prevenção à doença como lavar bem as mãos, passar álcool em gel quando chegarem à escola e antes da merenda, não utilizar copo, prato ou talher do colega, além de manter o ambiente bem arejado. Se for detectado algum caso de criança com gripe, a diretora deverá encaminhá-la para casa, onde deverá ficar pelo período de 14 dias.
Os cuidados também se estenderão para o transporte escolar, e nesta sexta-feira (14), às 15 horas, os motoristas serão orientados durante reunião na Secretaria para higienizar os ônibus e orientar às crianças que porventura estiverem com sintomas de gripe, para que fiquem em casa.
Diariamente, as diretoras deverão informar à Secretaria de Educação se há algum caso suspeito na escola. A medida visa comunicar à Saúde para o serviço de monitoramento. Um material explicativo será distribuído nas escolas para auxiliar no combate à Gripe A.

Reposição
Quanto à reposição das aulas, foi apresentado um projeto à Secretaria de Estado da Educação e ao Conselho Estadual de Educação de aumentar em 20 minutos diariamente a carga horária das aulas. A proposta está em estudo e na próxima semana, a Secretaria terá a resposta.
A Secretaria de Educação também agendou uma nova data para a eleição das diretoras das escolas que normalmente acontece no mês de novembro e esse ano, excepcionalmente, ocorrerá em 14 de dezembro, para não comprometer a realização da Prova Brasil, no mês de novembro. As diretoras eleitas desenvolverão um trabalho conjunto com a Secretaria no período de 15 a 23 de dezembro.
O prazo para pedido de remoção de professores será até o dia 21 de dezembro e a previsão de fechamento do ano letivo é para o dia 23 de dezembro.
Postar um comentário