quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Câmara presta homenagem a Fernando Taques em sessão póstuma

A Câmara Municipal de Castro prestou na quarta-feira (07) homenagem póstuma ao empresário, ex-vereador e vice-prefeito do município Fernando Ribas Taques. Ele faleceu na tarde dessa terça-feira e o velório ocorreu na Casa de Leis. Cerca de 150 pessoas estiveram no local para se despedirem dessa personalidade política.

Histórico
Filho de Altair Wirmond Taques e Djanira Ribas Taques, nasceu no dia 13 de julho de 1934, em Castro. Formou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Iniciou sua vida profissional como cirurgião dentista em Umuarama, interior do Paraná.
A partir de 1963 passou a residir em Castro, onde conheceu sua esposa Ione, com quem casou em 1968. Com ela teve três filhos: Sabrina, João Fernando e Carolina.
Amigos e familiares definem Taques como um homem audacioso, criativo e empreendedor nato. Aos 54 anos, adquiriu seu primeiro lote de terras no Estado do Maranhão, na Serra do Penitente, localizada em Alto Parnaíba, e tornou-se o maior produtor pessoa física dessa região.
Seu envolvimento na vida política iniciou em 1973, exercendo o cargo de vereador de 1973 a 1976. De 1983 a 1988, foi vice-prefeito de Castro e assumiu o cargo de prefeito em 1988.

Fernando Ribas Taques, à esquerda, em discurso de posse no ano de 1983. Ao lado, o então Prefeito Rivadávia Menarim e a advogada Ilsemarie Hampf.

Homenagem
O presidente do Legislativo, Antonio Levi Napoli Pinheiro (PMDB), comandou a sessão póstuma realizada a partir das 13h45. Amigo de Taques, Joel Elias Fadel (PSDB), representou todos os vereadores e fez um discurso homenageando o empresário castrense. “Era sábio, conhecia o homem do campo e também o homem da cidade. Sabia como ninguém conviver com as mais altas autoridades e com os mais humildes”, disse em seu pronunciamento.
O corpo do empresário deixou a Câmara às 14h30 e seguiu para o sepultamento no cemitério Frei Mathias.

(Fonte: Karina Kozinski - Assessora de Comunicação - Câmara Municipal de Castro)
Postar um comentário