quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ESPECIAL PROJETO JAÍBA: Parte I


Os cachos de banana são tão grandes na região de Jaíba, que derrubam as bananeiras. Eu durante tour pelo bananal no Sítio Baobá.

Você deve estar se perguntando o quê é o tal "Projeto Jaíba". Pois bem, explico. É um projeto de irrigação em Minas Gerais, próximo à fronteira com a Bahia, utilizando tecnologia israelense para distribuição das águas do Rio São Francisco através de canais em terras antes não férteis.

Canais como esse cortam as terras das fazendas da região e garantem sua fertilidade

O PROJETO JAÍBA foi fundado em 1972, durante o Governo Militar, mas somente há pouco tempo os fazendeiros da região receberam novos produtores e começaram a investir na plantação de frutas, como limões, manga e banana. Um espetáculo!

Localizado a cerca de 1.700 Km de Curitiba, esse paraíso tem muito a oferecer e nos mostrar.

A Manga Tomi é uma das espécies que começa a ser plantada na região. A árvore depende de várias podas e começa a produzir ente o 3º e 4º ano de existência, através de indução.

Cheguei à região ontem à tarde, 30 de dezembro, depois de uma viagem de mais de 12 horas - saí de Curitiba às 19h30 com vôo da Tam para Belo Horizonte/MG; à meia-noite peguei um leito da Transnorte para Montes Claros/MG, onde cheguei às 6h15 da manhã; às 9h peguei outro ônibus para Janaúba, onde cheguei às 11h da manhã e de lá, percorri ainda mais 100 Km até o Sítio Baobá, de propriedade da Família Pavei, localizado entre as cidades de Jaíba e Matias Cardoso. Lindo!

Sem agrotóxicos, os insetos fazem a festa nos pés de figueira do quintal. Todas as frutas são incrivelmente doces.

Durante essa semana, confira mais fotos e vídeos da região aqui no meu Blog!
E, claro, a virada vai ser hoje à noite aqui no Sítio mesmo!
FELIZ 2009!
Postar um comentário