quinta-feira, 13 de março de 2008

BAR DA CAPITAL PARANAENSE ABRE ESPAÇO PARA BANDAS LOCAIS

O pub irlandês Sheridan’s tem como atração fixa a banda U2 Cover há três anos e comemora o sucesso da parceria

Cite uma banda curitibana que você gosta. Ou então, pense em uma banda da capital que você conhece. Quando perguntas assim são feitas aos próprios moradores de Curitiba as respostas tendem a ser raras ou até inexistentes. Quem não tem alguma ligação com o cenário musical da cidade, geralmente não tem contato com o que é produzido aqui e só conhece bandas ou artistas que tem mais projeção e estes, na maioria das vezes, são de outros estados e países. Para vários grupos musicais de Curitiba, o foco não é fazer sucesso fora, mas simplesmente ter seus trabalhos reconhecidos, mesmo que o retorno financeiro seja tão impalpável. Os gastos com ensaios, instrumentos – uma guitarra pode variar de 200 a 3500 reais -, divulgação e outros ossos do ofício acabam desestimulando alguns músicos a continuar a trajetória, sem espaço para apresentar suas obras e sem público para acompanhá-los. Mas ainda existem exemplos de grupos que conseguiram o apoio de lugares que abriram espaço para as bandas e apostaram nos talentos locais, dando incentivo para que os músicos possam atravessar a temida fase do início de carreira. O Sheridan’s Irish Pub, parte do complexo de gastronomia e entretenimento dirigido pelo empresário Gustavo Haas, é um dos ambientes da cidade que recebe as bandas locais. O grupo U2 Cover, por exemplo, se apresenta todas as segundas-feiras no bar irlandês, desde 2005. A parceria começou na 1ª edição da festa Saint Patrick’s Party realizada pelo estabelecimento, em homenagem ao padroeiro da Irlanda e chega, agora com a realização da 4ª Saint Patrick’s Party, de 14 a 17 de março, a três anos de apresentações fixas da U2 Cover na programação da casa.
Apesar de rara, a investida deu certo. A lotação máxima do Sheridan’s é atingida a cada apresentação da versão curitibana da banda U2 e a união entre o ambiente e o som já está consolidada no roteiro de entretenimento da cidade. Marcelo Bandeira, guitarrista da U2 Cover, ressalta que o “casamento” funciona e agrada o público pela harmonia entre o tema irlandês do bar e o som, que também tem origem irlandesa. “
E este ano, as comemorações tem um toque especial. Dos quatro anos de realização da festa, esta é a primeira vez que a homenagem a Saint Patrick, ou São Patrício, comemorada no dia 17 de março na Irlanda, cai em uma segunda-feira, no Brasil, que é o dia já tradicional da U2 Cover no Sheridan’s. Não há nada mais apropriado, e mais irlandês, possível.
Postar um comentário