domingo, 6 de janeiro de 2008

HOJE é DIA DE REIS!

6 de janeiro marca para os católicos, o dia para a adoração aos Reis, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. É a data em que os Reis teriam supostamente visitado Jesus Cristo.
Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalinos.
Em alguns países, como Espanha e Portugal, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar.
No Brasil, várias cidades contam com a Folia dos Reis, que consistem em visitas de um grupo festivo, com homens trajados como os Reis Magos, em várias casas de cada cidade. Quem recebe o grupo, oferece-lhes hospedagem e comida para que a casa seja abençoada o ano todo com fartura e prosperidade.
Postar um comentário