terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Projeto Você Consegue em Castro: 116 novos doadores!


Josefa Schimit, idealizadora do Projeto Você Consegue, no qual se divulgam informações sobre doações de medula óssea, esteve em Castro em 17 de novembro, conforme já noticiei, à convite da Rede Feminina de Combate ao Câncer local, presidida por Sueli Lopes, divulgando seu trabalho.
Josefa retornou ontem, 3, à cidade, acompanhada de equipe do Hemepar de Ponta Grossa, a fim de cadastrar novos doadores de medula óssea.
A campanha conseguiu 116 novos inscritos. Para se ter uma idéia do número, voluntariamente, no Hemepar de Ponta Grossa, na mesma data, somente duas pessoas se apresentaram como doadores.
Contudo, a campanha não pára. Embora seja muito fácil se tornar doador - basta ter entre 18 e 55 anos de idade e não ser HIV positivo e apresentar-se para doar uma amostra de sangue de 10 ml - é muit difícil encontrar doadores compatíveis com determinados pacientes, sendo necessária a análise de centenas de milhares de amostras. Por isso, quanto mais inscritos, melhor!
Somente no caso de se encontrar alguém compatível, é que serão realizados exames adicionais no provável doador. E, no caso de intervenção cirúrgica, feita mediante anestesia e com internação de, no máximo, 24 horas, a medula será retirada do osso da bacia e se recomporá integralmente em até 15 dias.
No próximo dia 10, Josefa e o Hemepar de Ponta Grossa retornam ao Teatro Bento Mossurunga e ao Hotel Buganville, em Castro, para cadastrarem novos doadores. O horário de coleta será das 8h30 às 17 horas.
Veja mais informações sobre doações de medula, facilidades, benefícios e o histórico do Projeto Você Consegue, no Portal: http://www.voceconsegue.xpg.com.br/
AJUDE AO PROJETO VOCÊ CONSEGUE A SEGUIR EM FRENTE! Adquira uma camiseta do projeto a partir do portal ou com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Castro. Cada camiseta custa R$ 20.
Postar um comentário