domingo, 9 de dezembro de 2007

Não dói, não!

Tem muita gente com medo de se cadastrar como doador de medula óssea, na base do "achismos"...
1) Gente pensando que pra doar medula tem que estar morto; ou
2) Gente pensando que pra doar medula vai sofrer horrores; vão colocar uma agulha na coluna e outras bobagens...
Então, vamos lá, que ESCLARECER é uma obrigação nessa área.
Doar medula é (quase) como doar sangue. A medula doada se regenera no organismo em até 15 dias. O doador, portanto, não só pode, como deve estar Vivinho da Silva. A diferença é que, mesmo quem teve hepatite ou já recebeu transfusão de sangue, pode se cadastrar como doador de medula, pois se dá preferência na busca de um doador compatível... Se a medula "vier com alguma doença", ela será tratada na fase do transplante...
Pra se cadastrar, basta doar 10 ml de sangue, ter entre 18 e 55 anos de idade e NÃO ser HIV positivo. Um grande número de cadastrados se faz necessário, porque tem muita gente na fila de espera que, apesar de ter 7, 8 irmãos, nenhum é compatível...
Pode ser que a pessoa se cadastre, a vida passe e ninguém jamais lhe chame para exames adicionais... Sim, porque se houver a possibilidade do cadastrado ser compatível com algum paciente de leucemia, serão feitos alguns outros exames. E, só então, se comprovada a compatibilidade, é que haverá o procedimento cirúrgico. Rápido, fácil e mediante anestesia!
A medula doada será retirata do OSSO DA BACIA. Nada de se espetar a coluna; nenhum perigo de ficar paraplégico... Nada disso! Em até 24 horas, a pessoa que doou a medula estará fora do hospital. E, dali 15 dias... ZAPT! Poderia até doar novamente, pois a medula estará regenerada em seu organismo completamente.
QUEM PODE MORRER SE VOCÊ NÃO SE CADASTRAR, É O PACIENTE NA FILA DE ESPERA PELO TRANSPLANTE. Pessoas que precisam de transplante de medula nem sempre encontram doadores compatíveis, mesmo tendo parentes próximos. Por isso, participe! Ajude! Divulgue! Cadastre-se!
SAIBA MAIS no Portal: www.voceconsegue.xpg.com.br
Nesta segunda-feira, 10, Josefa Schimit, do Projeto Você Consegue e uma equipe do Hemepar de Ponta Grossa estarão em Castro, no Teatro Bento Mossurunga e no Hotel Buganville, das 8h30 às 17h00, cadastrando novos doadores, mediante coleta de 10 ml de sangue. Leve um Documento de Identidade (RG, CPF ou Habilitação) e participe!
Postar um comentário